Home Notícias Amazonas Wilson Lima lança a 42ª Expoagro, que terá formato totalmente virtual

Wilson Lima lança a 42ª Expoagro, que terá formato totalmente virtual

5 min - tempo de leitura
110

 

O governador Wilson Lima lançou, nesta quinta-feira (03/09), a 42ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que neste ano acontecerá de forma totalmente virtual e inovadora, entre os dias 28 e 30 de setembro.

Na solenidade, realizada na sede da Secretaria de Produção Rural (Sepror), zona sul de Manaus, ele anunciou o investimento de R$ 150 milhões para acesso ao Crédito Rural durante a feira, por meio de agentes financeiros como a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Na ocasião, Wilson Lima também assinou um decreto para reduzir o ICMS sobre os produtos comercializados nos três dias do evento.

“No ano passado nós tivemos um recorde de público e também uma movimentação significativa de recursos. Nesse ano a expectativa é de que esse número seja ainda maior. Nós estamos trabalhando para superar esse momento difícil de pandemia, e eu estou trabalhando para dar todas as condições para que o setor primário continue se fortalecendo”, disse o governador.

“Esse é um momento de comemorar os avanços que nós tivemos (no setor primário) e um reconhecimento daquele trabalhador que está lá no campo, que está enfrentando por lá as dificuldades para garantir o sustento aqui na capital, para garantir o alimento na nossa mesa”, acrescentou Wilson Lima.

A 42ª Expoagro contará com eventos ao vivo, cursos e palestras, rodadas de negócio, estandes virtuais, venda de animais e apresentações artísticas. Toda a agenda de atividades foi adaptada para o ambiente on-line. Em alguns cliques, o público poderá ter acesso à feira por meio da plataforma do evento (www.expoagro.am.gov.br), desenvolvida em parceria com a Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

De acordo com o secretário titular da Sepror, Petrúcio Magalhães Júnior, a Expoagro Digital foi a maneira encontrada pelo Governo do Estado para manter a realização do evento mesmo em tempos de pandemia. A expectativa é que esta edição movimente cerca de R$ 80 milhões em negócios.

“A feira de negócios agropecuários movimenta a economia, ela movimenta o setor, gera oportunidade para o produtor rural, para o agricultor familiar, acessar novas tecnologias, ter acesso ao Crédito Rural, então nós estamos inovando”, destacou o secretário.

Transmissão – Pela primeira vez, a Expoagro também terá um canal exclusivo na TV aberta e na rádio. Pensando nos produtores rurais que não têm acesso à internet, a Sepror fez uma parceria com a TV e Rádio Encontro das Águas (canal 2.1 e FM 97,7) para a transmissão dos eventos ao vivo e das demais atividades da feira.

Segundo o secretário de Produção Rural, a experiência com a Expoagro Digital ficará como legado para as edições futuras, já que o Estado passará a ter uma plataforma digital própria para o evento.

“É uma plataforma do Governo do Estado que vai permanecer para as próximas edições. Que a feira volte a ser presencial, mas certamente vai haver uma cobrança pela digital, e o Governo já vai ter a sua própria plataforma digital”, ressaltou Petrúcio.

Bioeconomia – Outro destaque desta edição é o Seminário de Bioeconomia do Amazonas, organizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Com a proposta de lançar um olhar estratégico sobre as cadeias produtivas do estado, a iniciativa vai discutir a geração de riquezas a partir da exploração sustentável dos recursos da nossa biodiversidade, além da interiorização do desenvolvimento.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Prefeitura se une ao Exército para realizar operação no Puraquequara

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Exército brasileiro, realizou na manhã desta sex…