Home Notícias Brasil Youtuber que inventou o “Quebra Crânio” com a própria mãe, pede desculpas após pessoas morrerem na brincadeira

Youtuber que inventou o “Quebra Crânio” com a própria mãe, pede desculpas após pessoas morrerem na brincadeira

6 min - tempo de leitura
44,142

Uma brincadeira de mau gosto que pode levar à morte, e ganhou as redes sociais nos últimos dias, tem um mentor intelectual por trás. Trata-se do digital influencer Robson Calabianqui, conhecido como ‘Fuinha’, 23 anos, que tem mais de 2 milhões de seguidores em seu canal de YouTube.

Com essa ampla base de fãs, ele conseguiu disseminar Brasil afora o chamado “desafio da rasteira”, que põe em risco as vítimas de uma pegadinha que consiste numa rasteira dupla dada por outras duas pessoas candidatas a assassinas.

Num dos vídeos publicados, e já tirado do ar, ele e o irmão (eles se chamam de Irmãos Fuinha) aplicam na própria mãe o golpe. Postados lado a lado, uma pessoa pula de cada vez. Quando a pessoa do meio está no ar, recebe uma rasteira dupla, levando um tombo que costuma terminar com a cabeça batendo em cheio no chão.

digital influencer Robson Calabianqui,
digital influencer Robson Calabianqui,

Segundo a revista Veja, Robson já foi candidato a um cargo eletivo nas eleições de 2018, quando tentou ser deputado federal em São Paulo pelo Patriotas. Na ocasião, usou o nome de “Fiunha” em vez de “Fuinha”, e obteve apenas 1.589 votos, ficando longe de conseguir o cargo na Câmara Federal.

Após retirar o vídeo do ar, ele se desculpou em suas redes nas primeiras horas desta quarta-feira (12). “Parece engraçado, mas vocês sabiam que eu poderia ter perdido a minha mãe para essa brincadeira?”, introduz ele. E continua: “Eu tô muito arrependido de ter postado esse vídeo. Eu nunca imaginei que ele seria um viral dessa proporção. Era para ser só mais um meio de entretenimento na internet. (…) Como influenciador eu errei, como humorista eu falhei. Peço desculpas a todos vocês”.

Os movimentos viralizaram e começaram a ser reproduzidos por crianças e adolescentes em várias escolas.

A situação levou o ator e humorista Rafael Portugal, do Porta dos Fundos, a condenar a prática. Ele citou uma outra situação envolvendo uma criança, que preferiu não publicar. “BRINCADEIRA IDIOTA. NÃO FAÇAM ISSO!!! VOCÊ PODE MATAR ALGUÉM!!! Só estou compartilhando pq hoje recebi um vídeo que não irei postar de uma criança convulsionando”, comentou ele, ao postar um dos vídeos, já tirado do ar.

A gravação postada por Portugal, marcada como conteúdo sensível pelo Instagram, mostrava dois jovens dando uma rasteira num senhor que cai, bate a cabeça em cheio no chão, e fica desacordado. Os rapazes riem da situação.

Foto: Reprodução

Especialista
Médico neurologista e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Humberto de Castro Lima Filho explica que o homem que caiu sofreu um traumatismo craniano.

“O indivíduo sofreu traumatismo craniano com perda de consciência. Deveria ter sido encaminhado imediatamente ao hospital para avaliação médica. De fato, poderia ter apresentado um sangramento intracraniano, o que é um quadro muito grave e potencialmente fatal”, explicou ao CORREIO.

Ainda segundo o neurologista, o risco é alto tanto para crianças como para adultos.

A cena revoltou alguns seguidores famosos do humorista, como o ex-BBB Max Porto. “Imbecis!!!!! Isso não é brincadeira, brincadeiras são sadias, este trote é estúpido e desumano! Fez bem em postar irmão para que fique o alerta do quanto está atitude pode ser perigosa”, comentou. O ator Ary Fontoura também ficou chocado: “Meu Deus que perigo”, postou.

Vítima Fatal

Novo desafio da web faz uma vítima fatal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Trata-se da jovem Emanuel Medeiros, de 16 anos, que havia se machucado na última sexta-feira (8), após participar do desafio que chamam de “traumatismo craniano”.  A menina bateu a cabeça na sexta-feira (8), e passou por cirurgia mas não resistiu e morreu na tarde desta segunda-feira (11). Várias pessoas postaram vídeos nas redes sociais praticando a brincadeira de mau gosto.

A menina que era aluna da Escola Municipal Antônio Fagundes,  sofreu traumatismo craniano e foi socorrida pela direção do colégio e levada ao Hospital Regional Tarcísio onde foi internada. A adolescente participava de uma brincadeira com outras duas meninas que tentavam guiá-la, com uma espécie de cambalhota. Durante o giro, ela bateu a cabeça no chão e acabou se ferindo.

Emanuela Medeiros / Divulgação
Emanuela Medeiros / Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Deixe uma resposta

Leia Também

Pantanal está pegando fogo em proporções nunca registradas! Uma verdadeira tragédia pro Brasil e o mundo!

Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal, o rio Paraguai, atingiu o…