Zoológico do CIGS

211

O zool√≥gico do Centro de Instru√ß√£o de Guerra na Selva (Cigs), que abriga mais de 200 animais da fauna amaz√īnica, ganhou novas atra√ß√Ķes este ano: o Aqu√°rio Amaz√īnico, a Oca do Conhecimento e o Memorial Coronel Jorge Teixeira.

Situado no bairro S√£o Jorge, na Zona Oeste de Manaus, o zool√≥gico re√ļne exemplares da on√ßa pintada, arara azul, gavi√£o real, macaco prego e pantera negra, entre outros.

Entrada do CIGS. Fotos: Tereza Cidade
Entrada do CIGS. Fotos: Tereza Cidade

 

Foto reprodução: Arara
Foto reprodução: Arara
Viveiro dos quel√īnios.
Viveiro dos quel√īnios.
O local onde ficam os macacos.
O local onde ficam os macacos.

Um dos ambientes mais bonitos é o viveiro dos macacos, que ocupa a área central do zoológico, reunindo várias espécies de primatas. Outra grande atração para os visitantes é o viveiro das onças, com destaque para a onça pintada e pantera negra. Os felinos podem ser vistos no seu habitat natural do alto de uma passarela de concreto.

Criado e administrado pelo Ex√©rcito Brasileiro, o CIGS abriu √†s portas ao p√ļblico em 1967. Em 2014, ficou entre os 25 melhores zool√≥gicos e aqu√°rios da Am√©rica do Sul, ganhando o¬†pr√™mio Travelers‚Äô ChoiceTM¬†Zool√≥gicos e Aqu√°rios, do¬†TripAdvisor¬ģ, o maior site de viagens do mundo. O zool√≥gico do CIGS ficou ¬†em 10¬ļ no Brasil e 14¬ļ, na Am√©rica do Sul.

A anta, maior mamífero da América do Sul.
A anta, maior mamífero da América do Sul.
Tucano
Tucano
Pantera
Pantera

Novas atra√ß√Ķes

As novas atra√ß√Ķes do CIGS foram entregues dia 11.12.2014, em comemora√ß√£o aos 50 anos da institui√ß√£o.

A Oca do Conhecimento √© dividida em duas salas, ambas com jogos interativos. Em uma, h√° figuras de animais da fauna amaz√īnica e informa√ß√Ķes sobre eles, al√©m do ‚ÄúJogo do Curupira‚ÄĚ, que consiste em perguntas e respostas sobre os animais retratados nas figuras. No outro ambiente, h√° animais empalhados e um jogo que consiste em colocar a m√£o dentro das caixas para identificar o animal a partir de sua pele. O local tamb√©m √© destinado √† palestras e exposi√ß√Ķes ambientais e culturais.

Pirarucu e tambaqui no Aqu√°rio Amaz√īnico
Pirarucu e tambaqui no Aqu√°rio Amaz√īnico
Arraia entre os peixes exótico
Arraia entre os peixes exóticos
Uma das espécies de bagres
Uma das espécies de bagres

No Aqu√°rio Amaz√īnico, as esp√©cies de peixes est√£o divididas em quatro categorias: ornamentais, de produ√ß√£o, bagres e ex√≥ticos. O tambaqui, pirarucu e matrinx√£, que fazem parte da gastronomia regional, est√£o entre os peixes de produ√ß√£o. Na fam√≠lia dos bagres est√£o o bod√≥, pirarara e cui√ļ-cui√ļ. Entre os ornamentais, os Borboletas, Acar√°s Bandeiras e Acar√°s Discos. Nos ex√≥ticos, as Arraias se destacam.

O Memorial Coronel Jorge Teixeira exp√Ķe armas, fardas e itens de selva utilizados pelos militares nos 50 anos de CIGS, al√©m de destro√ßos do avi√£o que caiu em 1962, no Amazonas.

Dentro do zoológico, há lanchonete e lojas de artesanato local.

 

Serviço:

Zoológico do CIGS

Hor√°rio de funcionamento:

Terça a sexta-feira: 9h às 17h

Sábado, domingo e feriado: 09h às 18h

N√£o abre segunda-feira

Valor do ingresso: R$ 5

Gratuito para crianças até 12 anos (desde que acompanhada de adulto); pessoas com 60 anos ou mais; pessoas portadoras de deficiência; militares das Forças Armadas e seus dependentes (devidamente identificados).

Estudantes com carteirinha e identidade pagam meia entrada.

 

FONTE: http://migre.me/slqGa

Coment√°rios